Município de Anori está entre as doze cidades do Amazonas que estão impedidas de firmar convênios federais



Doze municípios do Amazonas estão inadimplentes no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Siope) e impedidos de celebrar novos convênios com o governo federal porque não prestaram contas dos recursos federais recebidos para educação, em 2014.
De acordo com o Ministério da Educação, estão inadimplentes Anori, Barreirinha, Coari, Eirunepé, Lábrea, Manaquiri, Pauini, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Urucurituba.
As prefeituras também estão inadimplentes com o governo federal porque também não prestaram contas dos recursos destinados à saúde.
O Ministério da Educação informou que o sistema para prestação de contas foi disponibilizado desde fevereiro deste ano e os municípios tinham até o final de março para informar com o que gastaram os recursos recebidos.
Mesmo com o final do prazo, o sistema continua disponível para que os gestores municipais prestem contas da aplicação dos recursos.
O Siope é um sistema eletrônico operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para coleta, processamento e acesso público às informações sobre os orçamentos para educação da União, Estados e municípios.
Dentre os municípios inadimplentes, Barreirinha foi a única cidade que também deixou de prestar contas dos recursos recebidos e aplicados, em 2013. Segundo a legislação, o município estava impedido de receber os valores de 2014.
De 2005 a 2014, segundo dados disponibilizados pelo Siope, o município que mais deixou de encaminhar prestações de contas dos recursos destinados à Educação foi Boa Vista do Ramos. De 2005 a 2012, o município não apresentou as contas e encaminhou apenas esclarecimentos via Sistema.
O mesmo aconteceu em Jutaí, no período de 2009 a 2012. Segundo os municípios, a maior parte dos recursos não foi aplicada e retornou à União.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em todo o País, mais de 4,4 mil municípios prestaram contas dos gastos com Educação, em 2014, via Siope. O número representa 80% do total de municípios brasileiros, segundo a CNM.
Fonte: D24AM / Redação do Portal do MP
Categorias: DestaqueMunicípios

Postar um comentário

Deixe seu Comentário sobre a postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato