MANAUS – O Lago da Anta será o local de pesca do pirarucu no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, entre os municípios de Beruri e Anori no Amazonas. A delimitação do local foi estabelecida em acordo de pesca para evitar a captura predatória da espécie e conflitos entre os ribeirinhos.
Esta foi uma das medidas adotadas pela Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) para garantir o manejo na região. A procura pelo pirarucu é intensa no entorno da reserva. O acordo é parte das ações do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia
Segundo o assessor do Núcleo de Pesca da Sema, Rogério Bessa, a RDS Piagaçu-Purus já tem regras específicas para o uso dos recursos naturais, mas por se tratar de uma área fora da unidade e com uma intensa pressão de pesca, principalmente do pirarucu, foi necessário trabalhar na definição de um acordo.
“Como o manejo de pirarucu só pode ser feito por meio de áreas com regramento específico e em unidades de conservação, a nossa estratégia foi sugerir e trabalhar uma forma de ordenar esses recursos pesqueiros por meio de um acordo que abrangesse um território, que foi definido nas nossas reuniões”, disse Bessa.
Tags
Notícias da Cidade