Mitos e verdades sobre o açaí

 



    Quando pensamos em uma sobremesa refrescante e saudável, o açaí é uma das primeiras opções que vem em mente, já que é uma fruta extremamente saborosa e fonte de substâncias benéficas para o corpo. Porém, apesar de já ser um produto popular, ainda há diversas dúvidas sobre o seu consumo. Pensando nisso, a Anori Web Rádio, explica o que é mito e o que é verdade sobre a iguaria.

AÇAÍ REJUVENESCE
VERDADE - Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Estudos indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui a capacidade de combater células cancerígenas.

AÇAÍ É MUITO CALÓRICO E ENGORDA
MITO - A polpa em si não engorda; 100 gramas do fruto possuem 60 calorias, ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ele fique mais doce. Este tipo de consumo é maior no sudeste, onde as pessoas constumam tabém adicionar frutas, paçoca, leite condensado, entre outros elementos.

AÇAÍ É UMA BOA OPÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA
VERDADE - Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar, bata a polpa com banana e adoce com mel.

O AÇAÍ É UMA PODEROSA FONTE DE FERRO
MITO - A quantidade de ferro encontrada em 100g de fruto é de 1,5mg, uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como feijão, que possui quase 6mg em uma xícara.


AÇAÍ AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL E DIABETES
VERDADE - O diabetes mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre o colesterol HDL e LDL.





FONTE: Revista Malu; 21 de outubro de 2016 - Ano 18, nº 747.
 

Postar um comentário

Deixe seu Comentário sobre a postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato