Batalhão Ambiental apreende madeira ilegal na AM-070 e em Manacapuru


 A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu 13m² de madeira serrada e 20 metros estéreo de madeira tipo lenha, em ocorrências diferentes, registradas na terça e quarta-feira (13 e 14/2), na rodovia AM 070 e no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). 

Na tarde de quarta-feira, por volta das 14h50, os policiais militares do BPAmb realizavam patrulhamento na rodovia AM-070, quando avistaram um caminhão amarelo carregado de lenha. Foi feita a abordagem ao veículo e solicitado do condutor o Documento de Origem Florestal (DOF). O documento apresentado foi analisado e constatou-se que estava em desacordo com a legislação ambiental vigente. 

Na ação foram apreendidos, aproximadamente, 20 metros estéreo de madeira tipo lenha. O valor estimado do material é de R$ 46 mil. Diante dos fatos, o condutor do caminhão e a materialidade apreendida foram apresentados na 31ª Delegacia Interativa de Polícia de Iranduba.


Serralheria ilegal 

Na manhã de terça-feira, por volta das 9h, a equipe policial do BPAmb recebeu denúncia informando que uma serralheria funcionava ilegalmente no município de Manacapuru.

Os policiais militares foram ao endereço informado, onde o proprietário foi questionado sobre os documentos dos órgãos ambientais. Ele informou não possuir a Licença de Operação e o Documento de Origem Florestal (DOF). No local foram apreendidos, aproximadamente, 13 m³ de madeira serrada. O valor estimado do material é de quase R$ 2 mil. Diante da materialidade, o proprietário da serraria foi conduzido para a 1ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru. 

Crime ambiental 

O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta à população que realizar a comercialização ou ter em depósito produtos de origem florestais (carvão ou madeira) sem o Documento de Origem Florestal (DOF), sem o devido licenciamento ou o não cumprimento correto das condicionantes, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.


Postar um comentário

Deixe seu Comentário sobre a postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato