Projeto “Juntos Pela Vida” estreia em Anamã com auditoria de quatro escolas


 A expansão faz parte da nova etapa do projeto que visa alcançar mais cidades do interior do estado

Expandindo os horizontes, o projeto “Juntos pela Vida”, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), chega agora ao município de Anamã. A iniciativa, que é conduzida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e da 1ª Promotoria de Justiça da cidade.

A implementação tem como base um procedimento administrativo, de autoria da promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Reis, que visa acompanhar a ampliação do projeto na promoção da saúde pública e no combate à evasão escolar. Para isso, a Seduc foi notificada sobre a necessidade de comunicar, aos gestores escolares, a respeito do prazo limite para o preenchimento da primeira auditoria que se estenderá até o dia 14 de agosto. A expansão faz parte da nova etapa do projeto “Juntos pela Vida”, que visa alcançar mais cidades do interior do estado.

____________________________

Nesta primeira auditoria em Anamã, quatro escolas estaduais da cidade estão confirmadas: Alcinda Pinheiro Costa, Maria Nogueira Marques, Duque de Caxias e Jesuína Régis. “Foi uma surpresa para nós recebermos a informação da adesão de várias escolas e, agora, estamos acompanhando, tirando dúvidas sobre o projeto, incentivando para que permaneçam até o fim e busquem o atingimento da meta. Todo mundo sai ganhando: a sociedade de Anamã, pois as crianças ficam com a saúde mais protegida, e o Ministério Público, que se faz mais presente e participativo, por conta dessa expansão”, exaltou a promotora de Justiça Karla Cristina, autora do procedimento administrativo.

Conforme os termos do edital do projeto “Juntos pela Vida”, as escolas auditadas, que alcançarem o percentual mínimo de 80% de cobertura vacinal, por meio das documentações comprobatórias por aluno e turma, recebem o selo institucional de boas práticas do MPAM.

Além de Anamã, o vínculo firmado com a Seduc também rendeu fruto na capital. Na manhã desta terça-feira (06/08), a Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, localizada no bairro Puraquequara, zona Leste, com 117 estudantes, atingiu 90,06% de cobertura vacinal, tornando-se a primeira escola estadual a ser auditada pelo MPAM em 2024.

JPVAnamãJesuínaRégisColagem 5abb2

Auditorias na capital

Na última segunda-feira (06/08), foram auditadas pelo “Juntos pela Vida” quatro instituições de ensino municipal de Manaus: as creches da zona leste "Professora Virginia Marilia Mello de Araújo", localizada no bairro São José Operário, com 85,99% de alcance vacinal, e "Elias Lima de Souza", localizada no bairro Zumbi dos Palmares 3, com 84,57%; a Escola Municipal de Educação Infantil Vila da Felicidade, no bairro Mauazinho, zona Leste, com 85,16%; e a Escola Municipal de Educação Fundamental Irmã Serafina Cinque, no bairro Tarumã, zona Oeste, com 80,72%.

Estamos desde o primeiro dia lutando para conseguirmos esse selo, na luta diária com os pais. Graças a Deus, hoje a gente sai daqui feliz, porque a primeira creche da zona Leste 1 está habilitada a recebê-lo! Agora, com esse reconhecimento, os pais vão ter orgulho de dizer que seus filhos estudam lá”, afirmou Silvia Nathalia, gestora da Creche Elias Lima.

Sobre o projeto Juntos Pela Vida

Coordenado pela procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira (CAO-PDC) e pela promotora de Justiça Romina Carvalho (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude - CAO-IJ), o projeto "Juntos Pela Vida" visa garantir o direito à saúde e à vida de crianças e adolescentes. A entrega do Selo Juntos pela Vida está programada para o dia 11 outubro de 2024, reconhecendo os gestores que contribuíram para o sucesso do projeto.


Texto: Ramon Oliveira
Foto: Divulgação

Postar um comentário

Deixe seu Comentário sobre a postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato