ANORI: SAIBA O SIGNIFICADO DO NOME DA CIDADE AMAZONENSE QUE COMPLETA 66 ANOS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (29)
O município de Anori, distante 195 km de Manaus, completa 66 anos de fundação na próxima quinta-feira (29/12). Mas como surgiu o nome da cidade e o que significa? A reposta: tem a ver com a grande incidência de bichos de casco, da espécie tracajá, na origem do município. Explicamos melhor a curiosidade.
O nome de Anori vem da palavra indígena em Nheengatu, “Uanuri” ou “Wanury” regionalmente conhecida como “Ánory”, que significa “tracajá macho”, uma espécie de quelônio da Amazônia brasileira, de tom negro azulado e com manchas amarelas, que sempre puderam ser facilmente encontrados nos lagos da localidade.
Ainda de acordo com os registros na prefeitura da cidade, a história de Anori também é ligada ao município de Codajás, distante 240 km da capital. Em 31 de dezembro de 1943, foi criado, através do decreto estadual número 1186, o distrito de Anori, subordinado a administração de Codajás.
Somente treze anos depois, Anori foi elevado a categoria de município pela lei estadual nº 117, desmembrando-se de seu vizinho e formando o atual município. Ainda segundo os históricos de Anori, ao longo dos anos de existência, o município passou a ser fortemente conhecido no Amazonas, por realizar a “Festa da Laranja”, também devido à abundância do fruto nas terras do município.
O carnaval da cidade, com três escolas de samba (GRES Unidos da Móoca, GRES Verde Amarelo e GRES Diamante do Samba), além de tradicionais blocos de rua, passou a tornar a cidade ainda mais procurada por visitantes, ao longo dos anos de existência de Anori.
Os habitantes da cidade se chamam anorienses. Boa parte da população de Anori vive da agricultura e pesca. O município tem se destacado na produção do açaí, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
Já os serviços têm maior representatividade para a economia local.
O município contava com 21.010 habitantes no último censo. É vizinho dos municípios de Beruri, Anamã e Codajás, a maior cidade nos arredores.
Tags
Anori