Um levantamento recente baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, em 2020, apenas 45 das 5.568 cidades que realizaram eleições municipais contavam com maioria de mulheres entre os vereadores. O município de Beruri, no interior Amazonas, destaca-se nessa lista.
Esse número representa menos de 1% do total de municípios brasileiros. Segundo o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete em cada dez dessas cidades têm população inferior a 15 mil habitantes.
___________________
Em Manaus, dos 41 vereadores eleitos em 2020, apenas quatro são mulheres, segundo o TSE. Esse número coloca a capital amazonense entre as cinco capitais do Brasil com menor participação feminina no legislativo municipal. Comparado a 2016, quando três mulheres foram eleitas, a conquista de mais uma cadeira em 2020 elevou a participação feminina para 9,75% dos assentos na Câmara Municipal.
Entre as cidades com maioria feminina nas câmaras de vereadores, apenas uma possui mais de 100 mil habitantes. Em Araras, no estado de São Paulo, seis das onze cadeiras da Câmara Municipal são ocupadas por mulheres, um caso raro, já que a mediana populacional desses municípios é de 7.445 pessoas.
Tags
Beruri