Alerta: caiu o número de mamografias realizadas


Pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia revela uma queda acentuada do número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em vários estados do Brasil.

No Estado do Amazonas, embora tenha havido uma queda de 1,6% na cobertura mamográfica, segundo a pesquisa da SBM, o número de exames realizados vem crescendo. Em 2013, foram 24.764 mulheres examinadas (21,8%); 25.215 (20,2%) em 2015 e 26.642 exames de mamografia foram realizados, em 2016, pela rede estadual de saúde na capital Manaus e 6.958 nos municípios do interior de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Em Manaus, há 13 aparelhos de mamografia atendendo pacientes da rede estadual de saúde. São aparelhos instalados nas unidades da própria rede e também da rede privada que mantém convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de pacientes da rede estadual de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a capital Manaus conta com nove mamógrafos. Os equipamentos são distribuídos na rede municipal em Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas e em quatro unidades móveis (carretas) do Programa Saúde Manaus Itinerante (PSMI). Em 2016, foram realizadas 5.257 mamografias na cidade.

No interior do estado há 24 mamógrafos em funcionamento atendendo pacientes da rede estadual de saúde. Esses números se referem ao atendimento na rede estadual de saúde. Há mamógrafos na rede municipal de saúde e também na rede privada que não prestam serviços para a rede estadual e, portanto, não temos como informar sobre eles, informa a assessoria da Susam.

Os municípios do Amazonas que possuem mamógrafos instalados e funcionando normalmente de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) são: Anori, Autazes, Apuí, Barcelos, Barreirinha, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Envira, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença e Tabatinga (2).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato